A solução para tornar esta logística mais eficiente e segura foi desenvolvida pela Labor Equipamentos Rodoviários: o semirreboque Concrete Loader.
De lá, as peças de pré-moldado de concreto armado são transportadas e montadas no local da obra. A técnica de construção com concreto pré-moldado traz inúmeras vantagens, como reduções do tempo de construção e custos de mão-de-obra, além da melhoria da qualidade do trabalho, diminuição da quantidade de resíduos gerados no canteiro de obras, maior precisão e mais.
Atualmente o transporte dessas peças é normalmente feito em carretas convencionais que limitam suas dimensões, pois conforme o DENATRAN um semirreboque não pode ultrapassar 4.400mm de altura, assim como sua largura de 2.600mm. Considerando que uma carreta convencional possui estrutura até 1.400mm do chão, sobra uma altura útil de apenas 3.000mm para a peça. Outra grande desvantagem do transporte convencional que acaba por encarecer o processo logístico como um todo é a necessidade de um munck presente na obra para descarregar cada caminhão no momento em que chega na obra. Sendo assim, é necessário alugar muncks por longos períodos ou atrasar o transporte pelo tempo em que se aguarda o descarregamento dos caminhões. Esta logística complexa envolve coordenação entre fábrica, transportador e construtora.
Isso significa que a carreta não precisa ficar à espera do carregamento e descarregamento das peças, agilizando o processo logístico e criando a possibilidade de um estoque de cavaletes carregados para diminuir o tempo de locação do munck. O processo de carregar e descarregar a Concrete loader é muito simples, operado por uma pessoa apenas, e em até 4 minutos a operação está concluída tanto para carga quanto para descarga, incluindo o sistema de segurança da carga feita por hidropushes, que substituem de forma extremamente eficaz a amarração de carga convencional.
O semirreboque Concrete Loader para transporte de peças pré-moldadas de concreto armado conta ainda com a exclusiva suspensão a ar Labor, que dispensa a viga de eixo, independente em cada um de seus lados. Assim, a transferência de irregularidades do solo é diminuída drasticamente e a possibilidade de tombamento se torna praticamente nula.