Cada tipo de transporte de carga tem suas particularidades e diferenças. É o caso do transporte de cargas frigoríficas, que é dividido em cargas resfriadas e cargas congeladas. Vamos conhecer cada um deles com a Labor Equipamentos Rodoviários, fabricante da exclusiva carreta Maxiloader Double Deck Frigorífica.
A similaridade dos veículos de transporte frigorificado está nas unidades de refrigeração que mantêm a temperatura controlada dentro da faixa desejada, já que a monitoração constante da temperatura é essencial para garantir que os produtos não se deteriorem. Ambos contam com isolamento para manter as temperaturas adequadas durante todo o percurso.
Basicamente, as diferenças entre as cargas resfriadas e congeladas estão na temperatura de armazenamento e transporte, tipo de produtos que transportam e equipamentos utilizados. Vamos conhecê-las.
– Temperatura acima de 0°C, geralmente entre 1°C e 7°C.
– Frutas, legumes e carnes frescas, lácteos (leite, iogurte, queijo, manteiga), sucos frescos, flores e plantas, medicamentos, perecíveis que não necessitam de congelamento etc.
– Caminhões, vans e furgões frigoríficos, Reefer (contêiner refrigerado) e semirreboques frigoríficos e carretas especiais como a Maxiloader Double Deck Frigorífica.
Temperatura abaixo de 0°C, geralmente entre -18°C e -25°C.
– Carnes, frangos, peixes, vegetais e pratos prontos congelados, frutos do mar (camarão, lagosta etc.), sorvetes, produtos de panificação e outros itens que necessitam de congelamento para preservação, produtos químicos, vacinas, materiais biológicos e outros.
– Também utiliza caminhões, vans e furgões frigoríficos, Reefer (contêiner refrigerado) e semirreboques frigoríficos e carretas especiais como a Maxiloader Double Deck Frigorífica, mas com unidades de refrigeração mais potentes para manter temperaturas muito baixas.
– A Carreta Maxiloader Double Deck Frigorífica é uma inovação nesse tipo de transporte, principalmente devido ao seu sistema diferenciado com motor mais dois resfriadores internos (um em cada andar). Ou seja, permite dividir um piso em congelados e outro em resfriados.
Também é possível criar portas divisórias internas, dividindo a carreta em diferentes segmentos de temperaturas. A Maxiloader Frigorífica tem dois andares, possibilitando carregar um total de 41 pallets de até 1,80m de altura cada.
-O transporte frigorífico também exige rastreabilidade e monitoramento contínuo da temperatura em todo o processo de transporte. Da coleta até a entrega final, para garantir que os produtos cheguem ao destino em boas condições.
Além disso, o transporte de cargas resfriadas / congeladas deve seguir normas e regulamentações específicas para garantir a segurança e a qualidade dos produtos. Ou seja: temperatura, higiene, práticas de manuseio etc.
Labor, soluções em transporte de cargas frigoríficas e outras.