A Unidade Móvel de Atendimento Itinerante ficou estacionada em exposição na frente do Ministério da Justiça, em Brasília, e foi apresentada em transmissão simultânea para 37 países durante o Expert Group Meeting. Realizado no dia 12 de dezembro, o evento internacional sobre Igualdade de Acesso à Justiça para Todas as Pessoas foi promovido em parceria com a ONU (Organização das Nações Unidas).
Segundo informações da Defensoria Pública do DF, o objetivo foi apresentar os serviços ofertados pela carreta da instituição aos participantes do evento, incluindo representantes de 37 países e regiões presentes. A Unidade Móvel atua em diferentes frentes: desde presídios, verificando a situação dos detentos, até em escolas, com alunos e pais afim de garantir um acolhimento para toda a população.
Com acesso democratizado, a unidade móvel também inova pela exclusiva suspensão pneumática individual (sem eixo ligando as rodas) e fica a apenas 4cm de altura do chão no momento de atendimento, dispensando o uso de escada externa e promovendo o acesso de pessoas com dificuldade de locomoção como idosos, obesos, hipertensos, gestantes etc. E mais: 30 cm em circulação e pode ir a até 39 cm pra vencer obstáculos na estrada.
Conta ainda com um sistema universal capaz de acoplar todo tipo de cavalo mecânico existente no mercado, além de expansão verticalizada (teto que se eleva) , e porta palco (sala de avanço de 5,80m). Na frente da carreta, uma área extra guarda as condensadoras do sistema de ar condicionado e grupo gerador, garantindo a segurança dos mesmos.
Unidade Móvel de Atendimento Itinerante, é inovação Labor!
*Com informações da ASCOM da Defensoria Pública do DF.